sábado, 20 de setembro de 2008

ILUSÕES DO AMANHÃ

"Esse é apenas um blog recheado de carinho
para suportar as reviravoltas da vida.
Retrato do encontro de dois mundos totalmente opostos.
Eclipses da vida. Ou se preferir simplesmente a história
de um grande amor.
Um presente simples, para alguém tão especial na minha vida."


Poesia de um aluno da APAE
Esse poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional. Excepcional é a sua sensibilidade! Ele tem 28 anos, com idade mental de 15.

Ilusões do Amanhã

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE)

Por que eu vivo procurando um motivo de viver, Se a vida às vezes parece de mim esquecer? Procuro em todas, mas todas não são você. Eu quero apenas viver, se não for para mim que seja pra você. Mas às vezes você parece me ignorar, sem nem ao menos me olhar, Me machucando pra valer. Atrás dos meus sonhos eu vou correr. Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder. Se a vida dá presente pra cada um, o meu, cadê? Será que esse mundo tem jeito? Esse mundo cheio de preconceito. Quando estou só, preso na minha solidão, Juntando pedaços de mim que caíam ao chão, Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou. Talvez eu seja um tolo, Que acredita num sonho. Na procura de te esquecer, Eu fiz brotar a flor. Para carregar junto ao peito, E crer que esse mundo ainda tem jeito. E como príncipe sonhador... Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.

Obs: Se uma pessoa que encontra as barreiras que ele encontra acreditatanto no amor, por que a maioria das que se dizem 'normais' procuram, ao contrário, negar sua existência?


Hoje esta caindo a ultima chuva do inverno, chuvas já com um cheiro de Primavera.

As Chuvas são necessárias mas ao mesmo tempo deixam alguma nostálgia no ar e uma certa saudade do tempo quente e isso faz-nos pensar um pouco. Pensamos que há momentos na vida em que pensamos já não ter capacidade para aguentar tanta tristeza ou sofrimento, que chegámos ao limite das nossas forças.
Esse desânimo pode ser um cansaço quase permanente provocado por dificuldades físicas, doenças , problemas económicos , falta de confiança em si próprio.

Mas se deixarmos vir em nosso pensamento momentos da história e lembrarmos os prisioneiros de guerra, os povos que vivem ou em constante sobressalto com a fome e a doença sempre no ar. Ou simplesmente recordarmos histórias verídicas ou filmes que nos marcaram, como o Pianista ou Mentes Brilhantes percebemos que afinal o ser humano tem uma capacidade de resistência em situações limites que ele próprio desconhece.

Não importa a idade que temos porque esta vontade de desistir não escolhe crianças, jovens ou pessoas com mais idade, acontece simplesmente. Mas essa força de resistir só acontece se tivermos um objetivo de vida, algo em que acreditamos e assim não estaremos a chegar ao fim mas ao princípio. O ser Humano só perde as forças quando deixa de acreditar em si , nos seus ideais, aí sim, deixa de viver e passa a sobreviver no mundo que o acolhe. Quando perde o leme do seu veleiro começa a fraquejar, porque nada parece fazer sentido!

Mas o ser humano não precisa seguir sempre o mesmo caminho, sempre perseguindo os mesmos objectivos e ideais, se eles já não fizerem sentido em sua vida terá sempre uma segunda oportunidade de seguir outros rumos. Muitas vezes reclamamos com quem nos ajudam como se eles fossem os condutores da nossa vida ou tivessem como obrigação construir para nós os sonhos perdidos!

Nós é que somos os arquitetos da nossa própria vida, desenhamo-la a preto e branco ou com cores fortes e coloridas. E a diferença está na cor que utilizamos, nos tons com que preenchemos cada canto e recanto da nossa existência e com a qual viveremos. Sentirmo-nos frágeis, sem ânimo é próprio do ser humano, ninguém é intocável, e por vezes vivemos situações que nos destroem por dentro e por fora. Não conseguimos mais esconder a situação em que nos encontramos.

Só que depois de todas as quedas dadas e das vezes em que nos levantamos era injusto desistirmos agora. Levantar após cada queda, curar as feridas e olhar em frente é o nosso caminho em direção ao futuro! Fazermos algo por nós próprios e não ficarmos à espera de que os outros construam os nossos alicerces. Existem pessoas que nos ajudam na construção da nossa obra que marca a nossa passagem neste mundo. Mas nós é que temos que ser os mestres e os obreiros, porque senão não deixaremos marcas e não seremos lembrados por aquilo que fomos, mas por aquilo que poderíamos ter sido. O ser humano tem uma capacidade que ele próprio desconhece da sua capacidade de resistência, cai, levanta-se só precisa acreditar em si próprio e não se deixar arrastar, ou ficar parado como as águas turvas de um riacho.

Tem de se deixar deslizar pelas margens da vida como um rio em direção à foz, saber que a sua vida tem um objetivo, um sentido! Mesmo disfarçando um sorriso, uma alegria que não tem, o mundo não pára! Ele terá de recomeçar nem que para isso tenha que esconder ou deixar cair uma lágrima pelo rosto, limpá-la e continuar a sua obra. A obra inacabada que é a vida.

"A vida é o oceano. A tristeza e a felicidade são os ventos. Os Pensamentos são as pontas das montanhas, que se erguem como ilhas. A vida de uma pessoa é o seu veleiro"
(Chao Lung Wen)

Sou o mestre da minha Vida! Mas se você aceitar posso ser o ajudante na construção da sua obra chamada Vida!
Pois você sabe que sempre pode contar comigo!

A todos um lindo fim de semana com muita paz e amor em vossos corações
Música: Winter Light / Sarah Brightman