quarta-feira, 19 de março de 2008

“A REPÚBLICA EM LAGUNA”

"Esse é apenas um blog recheado de carinho
para suportar as reviravoltas da vida.
Retrato do encontro de dois mundos totalmente opostos.
Eclipses da vida. Ou se preferir simplesmente a história
de um grande amor.
Um presente simples, para alguém tão especial na minha vida."

Laguna, SC - Após algumas releituras da peça teatral "De Aninha à Anita", escrita pelo roteirista e teatrólogo Jairo Barcelos, a atual versão apresentada na República em Laguna, enfoca, ainda mais, os costumes da cultura açoriana. Essa nova interpretação foi apresentada, no primeiro dia do espetáculo, que foi realizada na arena cenográfica, atrás do Centro Administrativo Tordesilhas, às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

Durante o teatro ao ar livre os atores locais representam o povo açoriano da época em que Laguna passava por inúmeras transformações históricas. Participam do espetáculo, lavadeiras, escravos, vendedores de balaios, viúvas, contador de histórias, fofoqueiras, pescadores, rendeiras, beatas, procissão da bandeira do divino, todos representando os costumes e valores da cultura açoriana. A mãe de Anita também é destaque, interpretada pela atriz local, Salézia Maurício, que aparece com sotaque típico da vila, marca da cidade até hoje.

As vozes são todas com sotaques açorianos e as músicas enfocam a história da cultura local, os momentos importantes do enredo.

A República em Laguna é um evento produzido e dirigido pelo Grupo Teatral Terra e a empresa New Millennium Produções e Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria de Turismo e Lazer.

Fundador do município narra história em espetáculo A fundação do município inicia o espetáculo da República, com o ator lagunense Thiago Santiago, interpretando o bandeirante Domingos de Brito Peixoto, que chegou em Laguna, por volta de 1684. Os barcos dos bandeirantes com escravos e mantimentos aportou na arena cenográfica. O contato com os índios que já viviam em terras lagunenses foi coreografado ao som de músicas guaranis. Um dos diferenciais dos outros anos.

O padre abençoou a vila e o público durante uma hora e meia acompanhou os acontecimentos, numa história contata ao vivo. Personagens entravam e saindo da arena pretendo a atenção do público. Os cantores Neusa Preuss, João Rodrigues, Terezinha Flor e Rogério Perito iluminados no meio da escuridão foram os responsáveis pela trilha sonora

Beijo do casal revolucionário provoca suspiros e aplausos do público....

Você sabe o que sinto por você?", pergunta Giuseppe Garibaldi, interpretado pelo ator Rodrigo Faro, para Anita, atriz Joana Balaguer, com o cenário ao fundo da lagoa Santo Antônio, iluminada pela lua. Neste momento, suspiros e gritos de fãs são ouvidos, celulares e máquinas fotográficas apostos, o beijo do casal revolucionário é uma das cenas mais esperadas pelo público feminino.

"Eu não sei, o que o senhor sente por mim", responde Anita, que recebe o primeiro beijo do italiano. A história do casal, segundo o diretor e roteirista do espetáculo, Jairo Barcelos, "não foi tirado de nenhum livro de Shakespeare, mas aconteceu sim, é algo real".

Com o surgimento do amor entre o casal, a vila também sofre mudanças, com a reconquista de Laguna pelos imperialistas, a república catarinense, sendo Laguna a capital, durou oito meses dias.

Anita segue o companheiro. A trajetória é mostrada em telões com cenas gravadas um mês atrás. A morte de Anita, vítima de uma doença nos pulmões, emocionou o público.

História da República Catarinense

Além da receptividade quanto aos ideais liberais, a investida dos farroupilhas à Laguna, levou em consideração o seu valor como centro abastecedor das tropas e por ser um porto de mar à disposição, no momento em que estavam sem saída para o mar, no Rio Grande do Sul. Daí o interesse de incorporá-la à República de Piratini.

A tomada de Laguna foi feita pela ação conjugada das forças farroupilhas, as de mar sob comando de Giuseppe Garibaldi e as de terra tendo à frente Davi Canabarro.

Assim, a 22 de julho de 1839, estava Laguna em poder dos farroupilhas. Deram-lhe o nome de "Cidade Juliana de Laguna" e instalaram o Governo Provisório da "República Catarinense", sob a presidência de Davi Canabarro. Propôs o mesmo, que se organizasse de forma democrática, a nova república e, para tal, ordenou que a Câmara Municipal procedesse à eleição provisória do presidente da "República Catarinense".

A extensão das forças liberais no litoral catarinense exigiu, por sua vez, que o Governo Central colocasse na Presidência da Província um elemento com larga experiência; tratava-se do Marechal Francisco José de Souza Soares Andréa, militar de relevantes serviços à causa legalista. Imediatamente foi organizada a repressão, ocasionando a derrota farroupilha.

A derrota naval dos farroupilhas ocorreu no final de 1839 e a eles, só restou, como alternativa, marchar por terra em direção ao planalto sob o comando do Coronel Joaquim Teixeira Nunes e de Garibaldi.

É nesse trajeto que muitos deles são aprisionados, entre eles Ana de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) que consegue fugir e reunir-se a Garibaldi em Lages, para seguirem logo após para o Rio Grande do Sul.

Em março de 1840 desaparece a efêmera república em Santa Catarina. Entretanto, apenas em 1845 finaliza a Revolução Farroupilha quando o Governo Imperial aceita muitas das reivindicações dos gaúchos.

Laguna é conhecida internacionalmente por fatos históricos e belezas naturais, praias, casarios, Farol de Santa Marta...

O cenário, a Lagoa Santo Antônio dos Anjos e uma épica história de amor e bravura entre dois personagens ilustres da história universal. Palco de um dos feitos históricos dos mais importantes, um marco de nosso país, o povo foi para as ruas e os sinos da igreja repicaram quando os Farrapos entraram em Laguna, trazendo à frente, Canabarro, Texeira Nunes e Garibaldi. A peça remonta o ano de 1839, após o feito heróico do Capitão Garibaldi em ter transportado por terra dois barcos, Farroupilha e Seival, utilizando-se de duas carretas e cem juntas de bois, em seguida acontece à República Juliana. Os combates em mar e terra determinam a conquista do Porto Marítimo de Laguna e a Proclamação da República Catarinense. Após a perda de muitos companheiros de luta, o encontro entre Giuseppe Garibaldi e Ana Maria de Jesus Ribeiro, resulta em uma das mais importantes histórias de amor da época, romance este, solidificado com o casamento de Garibaldi e Ana, agora chamada de Anita Garibaldi, que marca a página da história brasileira, uruguaia e italiana. Foi mãe, esposa e companheira de luta, sendo imortalizada por todos, por sua bravura épica e por seu destemor.

O livro Anita Garibaldi – O perfil de uma heroína brasileira de 1975, serviu de base para a elaboração do roteiro da peça.

- Vamos enaltecer a luta pela liberdade e a cultura açoriana, tão presente em nossa cidade: conta Jairo Barcelos autor do roteiro. Wolfgang Ludwig Rau de 89 anos é o principal biógrafo de Anita Garibaldi, emocionado, assinou a autorização do uso de sua obra no roteiro “A República em Laguna”, que será encenada no centro histórico do município. - É uma honra para mim: disse ele, que foi convidado pelo prefeito Célio Antônio para visitar Laguna no primeiro dia do evento. Morando em São José, na Grande Florianópolis, Ludwig Rau ficou conhecido como o maior conhecedor da história de Anita e Giuseppe Garibaldi.

O mega espetáculo marcou o aniversário de 331 anos da cidade, uma das mais antigas de Santa Catarina, fundada em 29 de julho de 1676 pelo bandeirante português, Domingos de Brito Peixoto, com o nome de Vila de Santo Antônio, que foi cenário de importantes acontecimentos da história brasileira tais como: Guerra dos Farrapos, instalação da Nova República no Rio Grande do Sul e Proclamação da República Juliana.

O teatrólogo juntamente com o Grupo Teatral Terra, Prefeitura Municipal de Laguna através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria de Turismo e Lazer e a empresa New Millennium, estão trabalhando para o sucesso do espetáculo. As divulgações acontecem em diversas regiões do país...

Laguna reviver esta página gloriosa de sua história num teatro ao ar livre todos os anos.

O ator global Rodrigo Faro interpretará Giuseppe Garibaldi e a atriz Joana Balaguer fez a heroína Anita Garibaldi. Mais de 400 pessoas forão atores coadjuvantes e figurantes. A capacidade das arquibancadas foi de três mil pessoas, mais 300 cadeiras de pista e 15 camarotes com capacidade para 12 pessoas cada.

● Local: Av. Eng. Colombo Machado Salles, ao lado do Centro Administrativo Tordesilhas.

Música : Wild Child / Enya
Do site Tempo e Poesia.
A todos uma linda semana com muita paz e amor em vossos corações...

* Obs: Este ano o ator Thiago Lacerda interpretará Giuseppe Garibaldi e a atriz Vanessa Loes será a heroína Anita Garibaldi.
O evento será realizado nos dias 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de julho de 2008