sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mãe

"Esse é apenas um blog recheado de carinho
para suportar as reviravoltas da vida.
Retrato do encontro de dois mundos totalmente opostos.
Eclipses da vida. Ou se preferir simplesmente a história
de um grande amor.
Um presente simples, para alguém tão especial na minha vida."


MÃE ARIANA
- Ela tem um temperamento forte. Ai de você se não fizer imediatamente o que ela manda; daqui a 10 segundos, vai ouvir a ordem de novo, pois se há algo de que essa mãe tão acelerada realmente não gosta é de esperar. Dona de uma individualidade marcante, deixa bem claras suas posições e preferências. Tomar a iniciativa é com ela mesmo; enquanto você vai apanhar o milho, ela já está cozinhando a pamonha. Essa mãe pode não ser muito chegada em chamegos, mas é uma forte defensora da família. E pobre de quem mexer com um filho dela! Sugestões de presente: roupas esportivas ou confortáveis, que garantam sua liberdade de movimentos; um par de tênis para as suas caminhadas; uma temporada de malhação na academia de ginástica financiada por você.

MÃE TAURINA
- Ela é afetuosa e cheia de mimos e atenções para com os filhos. Preocupada com o conforto da família, faz do lar um verdadeiro ninho para aconchegar os seus. Comida gostosa, farta e bem servida é outra característica da casa de uma taurina, que não suporta a simples idéia de uma despensa vazia. Seu temperamento calmo e paciente só se altera quando ela é obrigada a mudar seus hábitos ou sente ciúme das pessoas que ama. Essa mãe adora se produzir, está sempre cheirosa, é chegada aos prazeres da mesa e a uma boa preguicinha. Sugestões de presente: roupas finas; cosméticos para deixá-la ainda mais bonita; um jantar num restaurante chique; jóias; uma irresistível caixa de bombons.

MÃE GEMINIANA
- Jovial, ela aparenta menos idade do que tem, não só fisicamente, mas também em termos de pique. É dinâmica, ligada em tudo o que acontece e adora um bom papo. Deveria ter um telefone só para ela, pois adora ficar pendurada no aparelho. Sabe de tudo o que se passa com os amigos, os vizinhos e os artistas da TV. Gosta de estar com gente jovem e é grande companheira dos filhos, que sempre encontram nela soluções criativas e visões alternativas para os seus problemas. Negociar com essa mãe não é difícil, mas, às vezes, seria bom gravar o que ela fala, pois muda de opinião com a maior facilidade. Sugestões de presente: roupas e acessórios da moda; um dos 10 livros mais vendidos ou uma assinatura de revista; telefone celular (pré-pago é mais seguro).

MÃE CANCERIANA
- A vocação da mulher canceriana é, de fato, ser mãe. Você pode estar com 50 anos, mas, para ela, sempre será o seu filhote. É superprotetora, carinhosa e adora cozinhar para a família - o que, aliás, faz com extrema competência. Sensível, romântica e sonhadora, ela se emociona com facilidade. Tem uma memória extraordinária para os fatos da vida pessoal e é capaz de lembrar com detalhes das travessuras dos filhos. Para essa mãe tão dedicada, é importante receber um elogio de vez em quando, pois nada a magoa mais do que a falta de reconhecimento. Sugestões de presente: um livro de receitas; álbum de fotografia ou porta-retrato (de preferência, com uma foto sua); antigüidades; um perfume levemente adocicado.

MÃE LEONINA
- Ela tem uma feminilidade exuberante. Adora se produzir, se maquiar e, principalmente, arrumar o cabelo. Mas não faz isso só para ficar em casa - ela precisa sair, divertir-se e aparecer um pouco. A leonina é uma mãezona generosa, protetora e orgulhosa de sua prole. Um pouco teimosa, dramática e autoritária, talvez - mas, com muito jeitinho, ela pode ser dobrada. Sabe como? É só dizer "mãe, preciso muito de você" ou "mãe, só você pode me ajudar". Essas são as frases mágicas que tocam o imenso coração da mãe de Leão. Sugestões de presentes: roupas exuberantes ou de cores fortes; um pacote de tratamento para o cabelo num bom salão de beleza; bijouterias e acessórios dourados.

MÃE VIRGINIANA
- Ela pode parecer um pouco tímida e contida, mas extravasa todo o seu amor procurando ser útil e prestativa aos filhos - e desdobra-se para ajudá-los. O lar da virginiana, normalmente, é um primor de organização, onde reina a limpeza, cada coisa tem o seu lugar e a rotina é muito bem definida. Ela pega no pé dos filhos bagunceiros e desligados e não os poupa de críticas, pois gosta de tudo arrumadinho nos mínimos detalhes. Talvez a melhor saída seja deixar que ela cuide do seu espaço. Quanto às críticas, é melhor não esquentar. Faz parte da programação dela. Sugestões de presente: roupas e acessórios discretos; um livro de culinária naturalista; cosméticos fitoterápicos.

MÃE LIBRIANA
- O que essa mãe não faz por uma boa convivência em família! Ela é a rainha do deixa-disso e dos panos quentes. Não pode ver ninguém injustiçado - muito menos um filho seu - e coloca-se como mediadora das questões familiares. Ponderada, jamais arma barraco (aliás, detesta baixaria!) e prima pelo equilíbrio emocional. Só que, muitas vezes, engole sapos em nome da harmonia e tem dificuldade para tomar decisões, pois quer agradar a todo mundo. Fina, educada, gentil e ótima anfitriã, também tem senso estético apurado e gosta de coisas belas. Sugestões de presente: roupas finas; objetos decorativos para o lar; entradas para um concerto ou peça de teatro; um jantar num restaurante chique.

MÃE ESCORPIANA - Você talvez não compreenda o que se passa no interior dessa mãe misteriosa, mas jamais poderá duvidar da intensidade e da profundidade dos sentimentos dela. Quando ela ama, ama, e é de uma dedicação e lealdade extraordinárias. Mas, também, quando fica magoada.... A melhor maneira de lidar com a mãe escorpiana é ser absolutamente franco e íntegro, qualidades que ela valoriza e respeita. Até porque tentar enganá-la não funciona - sua intuição é aguçada e ela fareja a mentira de longe. Dona de personalidade marcante, é persistente, determinada e controladora. Sugestões de presente: roupas que valorizem as formas dela; um bom romance de intriga e suspense; um perfume exótico.

MÃE SAGITARIANA
- Ela é super alto-astral. Otimista, bem-humorada, pensa grande e não deixa ninguém para baixo. Às vezes, porém, ataca de dona da verdade e não arreda o pé de sua posição. Como não tem papas na língua, fala coisas com uma franqueza desconcertante. Não repare, é o jeito dela; depois que solta o verbo, volta ao normal. Gosta de papos-cabeça, de filosofia, de cultura, de viagens. Adora conhecer lugares novos, pois sente a necessidade expandir seus horizontes. Normalmente, é grande companheira de aventura dos filhos. Sugestões de presente: roupas confortáveis e esportivas; leituras sobre espiritualidade; objetos decorativos de países exóticos.

MÃE CAPRICORNIANA
- Ela pode ser um tanto rigorosa e exigente com disciplina, responsabilidades e horários, mas não há como negar que é uma grande mestra. Parece saber das coisas, inspira muita confiança e é ótima conselheira, do tipo que tem os pés no chão. Você sabe que pode contar com ela sempre que precisar. Talvez seja um tanto cautelosa e tradicional, mas transmite aos filhos um forte senso prático e de realidade. A maior satisfação dessa mãe é ver seus rebentos crescidos e auto-suficientes, prontos para o mundo. Discreta, não tem grandes vaidades, mas procura estar sempre adequada aos ambientes e situações. Sugestões de presente: roupas clássicas; perfumes amadeirados; um relógio novo; uma bolsa elegante e que combina com tudo.

MÃE AQUARIANA
- As idéias e posturas dela são tão modernas quanto as suas - ou mais. Ousada, original e criativa, a mãe aquariana é uma das poucas que não se descabela com as companhias "diferentes" dos filhos ou se eles usam cabelos verdes e piercing, pois tampouco é preconceituosa ou tradicionalista. Por prezar a liberdade, não é o tipo de mãe que "gruda" - até porque ela própria não gosta de grudes. Nem sempre é fácil para ela atender às exigências da maternidade, pois não lida bem com a carência emocional dos filhos. Em compensação, estimula neles um forte senso de independência. Sugestões de presentes: bijouterias e objetos decorativos com design moderno; um par de óculos escuros transados; livros com idéias de vanguarda.

MÃE PISCIANA
- Parece não haver mãe mais compreensiva do que essa. Antes que você resolva procurá-la para desabafar, ela já sabe o que está acontecendo, pois é profundamente sensível e intuitiva. Tem uma imensa capacidade de doação, o que faz dela uma mãe inteiramente devotada à família. Mística e sonhadora, tem tanta imaginação que, às vezes, dá a impressão de que sua mente e seu corpo estão em lugares diferentes. Apesar do jeito doce e meio avoadinho, ela bem que sabe conseguir o que quer e o faz de uma forma tão sutil que os outros nem percebem. Sugestões de presentes: livro espiritualista ou de romance; perfume floral ou adocicado; meias quentinhas para o inverno; artigos místicos ou religiosos.

O Amor da mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação.

Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor. Um amor que se doa, coloca em primeiro plano o bem-estar, a segurança de um outro ser.

Impossível falar de mãe sem falar da pureza de um amor, que diante de todo o sofrimento disse Sim: Maria.

Uma mãe que, como tantas mães em nosso país, olha com lágrimas nos olhos o presente e o futuro árduo do filho.

Talvez seja por isso que a mãe Maria se expressa em cada olhar de mãe, em cada gesto de doação da mulher.

No rosto de uma mulher que assume a maternidade inteiramente, mesmo diante de tudo o que há de vir, há a presença iluminada de um lado vivo, mas esquecido por todos, homens e mulheres: O AMOR!!!!

A todos um lindo fim de semana...
Música; Celine Dion e Andréa Borcelli